Como superar o desafio e utilizar materiais autênticos
in Sem categoria
Os materiais didáticos são uma solução muito interessante na vida de um professor que, caso eles não existissem, teria de passar um tempo considerável procurando materiais para utilizar em sala. Apesar do livro didático nos fazer economizar tempo, ele não consegue ser uma solução completa. Isso porque uma aula na qual apenas se utiliza o livro acaba se tornando monótona, previsível, e pode dar a impressão de que o professor não está fazendo muita coisa. A solução seria mais uma vez buscar materiais, mas dessa vez eles ganham o caráter de materiais extras, e nós já não precisamos passar tanto tempo procurando por eles. Problema resolvido, certo? Utilizamos os livros nas aulas e mais alguns materiais extras para complementar!
Agora, a questão é, que materiais extra utilizar? Quais contribuirão mais para as nossas aulas? E ainda mais importante: Quais trarão mais benefícios para os nossos alunos?
Uma boa resposta para todas essas perguntas, ou seja, algo que funciona muito bem como material extra são os chamados “materiais autênticos”. Eles são materiais que não foram criados para serem utilizados em sala de aula por alunos aprendendo uma língua, e sim, para uma função real no mundo. O folheto de compras em um supermercado é um exemplo desse tipo de material, ele foi feito para anunciar os produtos do supermercado, mas você pode utilizar nas suas aulas.
Os benefícios de utilizar esse tipo de material são muitos: eles são um exemplo de como a língua é realmente utilizada; eles trazem todo um contexto e uma atmosfera cultural diferentes para a aula; eles representam um desafio para os alunos. Mas eles também representam um desafio para nós, já que preparar aulas utilizando material autêntico nos impõe certos desafios:
1. A nossa vontade de adaptar o material: o material autêntico é, por definição, não adaptado, e os benefícios que ele traz vêm justamente daí. Resista à tentação de facilitar as coisas para os seus alunos.
2. Cadê os exercícios? : por não serem adaptados para a sala de aula, os materias autênticos obviamente não vêem acompanhados de exercíicos de compreensão. Apesar de isso parecer ruim, é aí que está o nosso grande trunfo. Como somos nós que elaboramos os tarefas, nós podemos utilizar com níveis diferentes de alunos. É só perguntar coisas que eles vão conseguir responder de acordo com o nível! É daí que vem a famosa regra: Não adapte o texto, adapte a tarefa.
3. Encontrar materiais interessantes: os materiais não podem ser interessantes apenas para você. Quando estiver escolhendo o material, pense se os seus alunos vão se interessar, e principalmente, se eles vão ter a oportunidade de aprender algo.
Materiais autênticos têm tantos benefícios que eu poderia fazer um post apenas listando-os. Um dos mais interessantes deles, é que os alunos, caso se interessem por algo da aula, podem pesquisar mais sobre o assunto em casa, já que é uma coisa que realmente existe! E, finalmente: eles fazem um ótimo contraponto ao livro, cujas atividades são geralmente adaptadas.
Para finalizar links interessantes para aprender mais sobre materiais autênticos:
Referência de como criar questões: http://iteslj.org/Techniques/Kelly-Authentic.html
Atividades que utilizam vários tipos de materiais já preparadas (em inglês) http://www.lmp.ucla.edu/lessons.aspx?menu=003
Para ver o assunto de forma mais aprofundada: http://www.ncsall.net/fileadmin/resources/teach/jacobson.pdf
Por hoje é isso. Até a próxima!